Perguntas/Respostas

FAQ – Perguntas Frequentes sobre a Ciência Cristã

A Ciência Cristã é o mesmo que a Cientologia, certo?

Não. Embora as duas tenham nomes parecidos, elas não têm nada em comum. Para maiores informações sobre o sistema de cura descoberto por Mary Baker Eddy, em 1866, navegue no portal oficial global da Ciência Cristã => www.christianscience.com , ou visite a Biblioteca Mary Baker Eddy.

Porque ela é chamada de Ciência Cristã?

É Ciência porque se baseia em uma série de princípios espirituais – leis relativas à natureza de Deus e Sua criação – as quais podem ser aplicadas com resultados consistentes e esperados.

Por que vocês se autodenominam Cristãos?

Porque a Ciência Cristã baseia-se na Bíblia e os Cientistas Cristãos seguem os ensinamentos e o ministério de Cristo Jesus. Na verdade, o nascimento virginal, a crucificação, a ressurreição e ascensão de Cristo Jesus, e assim por diante, são fundamentais para a teologia da Ciência Cristã.

Vocês acreditam que Jesus seja o mesmo que Deus?

Não.  Entretanto, os Cientistas Cristãos creem que Jesus foi o único em sua missão e propósito como o Messias prometido. A Ciência Cristã ensina que Jesus foi a encarnação da divindade de Deus, mas que ele próprio não era Deus – de acordo com suas próprias palavras, nas quais ele afirmava que não era o Pai e que Deus, o Pai, era o único que deveria ser adorado.

Qual é o ponto de vista da Ciência Cristã sobre Deus?

Você encontrará uma resposta completa a esta pergunta em CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS, de autoria de Mary Baker Eddy a descobridora da Ciência Cristã. Mas, só para exemplificar, você pode ouvir os Cientistas Cristãos referirem-se a Deus como Pai-Mãe, como Amor divino ou como Mente infinita.

É verdade que os Cientistas Cristãos  não usam medicamentos?

A primeira escolha de um Cientista Cristão, geralmente, é confiar na oração para a cura, e na maiorias dos casos, isto significa que um remédio medicinal é desnecessário.
Não existe nenhuma norma bíblica ou da Igreja para recusar intervenção médica,  nem acreditam os Cientistas Cristãos que seja da vontade de Deus que alguém sofra ou morra.  A decisão dos Cientistas Cristãos de confiar na oração vem da confiança, e não da fé cega em Deus e uma convicção de que o cuidado de Deus continua sob quaisquer circunstâncias.

O que vocês fazem no caso de alerta de epidemias ou doenças transmissíveis?

Os Cientistas Cristãos preocupam-se com seus vizinhos e outros membros da comunidade e acatam, de bom grado, as leis municipais ou estaduais, quarentenas, campanhas de vacinação e assim por diante. Os periódicos da Ciência Cristã: The Christian Science Journal, Christian Science Sentinel, (em Inglês) e o Arauto da Ciência Cristã (revista mensal disponível no Brasil) também contem, bem documentadas, curas de doenças transmissíveis e epidêmicas e mostram o papel que a oração exercer, não só para proteger e curar os indivíduos, mas também para ajudar a comunidade como um todo.

Um adulto escolher a oração e não ajuda médica é uma coisa, mas como levar a efeito esta decisão para uma criança?

Os pais Cientistas Cristãos são iguais a quaisquer outros pais – eles amam seus filhos e querem o melhor cuidado para eles. Eles também sabem que estão sob obrigações morais e legais para assegurar que seus filhos recebam este cuidado. Os pais que optam pelo tratamento pela Ciência Cristã para um filho, o fazem porque eles já viram a eficácia deste tratamento em suas próprias vidas.

Por que vocês fazem lobby para isenções nas leis de saúde para permitir que suas crianças não precisem mais ir ao médico?

Os Cientistas Cristãos não estão buscando isentarem-se das leis, porém incluírem-se nelas. Isto significa que eles estão tentando assegurar que as leis possam oferecer a cada cidadão o direito de escolha do tratamento de saúde, incluindo o sistema espiritual de cura pela oração a que os Cientistas Cristãos recorrem por ser eficaz.

Os Cientistas Cristãos recorrem a planos de saúde ou seguro de vida?
Alguns têm planos de saúde e muitos provavelmente têm seguro de vida. Cada Cientista Cristão toma suas próprias decisões em relação à saúde e às finanças.

A Ciência Cristã é o mesmo que pensamento positivo?

Não.  Os pensamentos positivos dependem da mente humana para pensar ou conseguir um bom resultado. A Ciência Cristã começa com Deus e a convicção de que a bondade divina inclui a cada um de nós, o tempo todo.

A Ciência Cristã é cura pela fé?

Não.  A Ciência Cristã não inclui suplicar a Deus para curar o doente e depois aceitar Sua vontade, boa ou má. Não está de acordo com a teologia da Ciência Cristã dizer que é da vontade de Deus que alguém sofra, fique doente ou morra. A Ciência Cristã mostra que Deus é inteiramente bom e, portanto, Sua vontade para cada indivíduo é, tão somente, saúde e vida.

A Ciencia Cristã é uma seita?

Não.  Não há nenhuma lavagem cerebral, controle da mente ou veneração cega a um líder. Os Cientistas Cristãos têm um profundo respeito e apreciação pela Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã, Mary Baker Eddy, entretanto, eles não a adoram.

Não há muitos Cientistas Cristãos, não é mesmo? Estaria a Ciência Cristã desparecendo?

É bem verdade que tem havido um decréscimo no quadro de membros nas últimas décadas, uma tendência amplamente relatada em muitas denominações. Ao mesmo tempo, é notável – além de muito promissor – há um acréscimo no diálogo em torno do poder da oração e um maior interesse em espiritualidade.

Como vocês podem reivindicar “milhares de curas” quando, na maioria dos casos, não há diagnóstico médico?

Há muitas curas pela Ciência Cristã de condições que tiveram diagnóstico médico, bem como muitas confirmações médicas destas curas. Entretanto, não é necessário um diagnóstico médico para saber que uma pessoa esteve doente e, depois, saudável.

O que vocês fazem no caso de quebrar uma perna?

Muitos Cientistas Cristãos diriam que poderiam, instintivamente, voltar-se a Deus para curar-se, por que eles tem visto a efetividade desta disposição no passado. Isto, entretanto, não os impede de realizar um ajustamento de ossos, se assim o desejarem. O The Christian Science Journal, O Christian Science Sentinel e o Arauto da Ciência Cristã também incluem curas documentadas de ossos quebrados.

O que é um Praticista da Ciência Cristã?

Os Praticistas da Ciência Cristã são profissionais liberais que completaram um curso de cura espiritual ministrado por um professor autorizado da Ciência Cristã, e que se dedicam em tempo integral para ajudar e curar outros através da oração. Embora os Praticistas eles não ofereçam conselhos, diagnósticos, prognósticos, ou qualquer tipo de tratamento ou manipulação física, eles, sim, oferecem tratamento pela Ciência Cristã – como explicado no livro de Mary Baker Eddy: CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS.

No que consiste o tratamento pela Ciência Cristã?

O tratamento pela Ciência Cristã é a aplicação dos princípios espirituais – quem e o que é Deus e o que isso significa para cada indivíduo – para as especificidades de qualquer situação.  Estes princípios espirituais, aplicados, têm efeitos tangíveis, tais como: relacionamentos restaurados, bem estar financeiro, cura física, e assim por diante.

O que os Enfermeiros da Ciência Cristã fazem? Quais são suas qualificações e competências profissionais?

Os Enfermeiros da Ciência Cristã oferecem competente cuidado físico, de caráter não medicinal, para qualquer pessoa que confie na cura pela Ciência Cristã. Incluem-se neste cuidado qualificado: banhos, curativos, assistência na mobilidade, alimentação e assim por diante. A preparação da prática profissional dos Enfermeiros da Ciência Cristã compreende curso fornecido por organizações de Enfermagem da Ciência Cristã, treinamento individual com um Enfermeiro da Ciência Cristã experiente, e/ou experiência com organizações de Enfermagem da Ciência Cristã filantrópicas ou privadas.

Como vocês explicam todo o sofrimento que existe no mundo?

O desejo de cada Cientista Cristão é vislumbrar o alívio de todo o sofrimento do mundo, e os Cientistas Cristãos buscam encorajamento no exemplo de Jesus na cura, mesmo no mais extremo sofrimento. Ele superou a pobreza, a fome, tempo ruim, até mesmo doenças físicas e mentais incuráveis – e ele prometeu a seus seguidores que eles poderiam realizar o mesmo.

Os Cientistas Cristãos acreditam em céu e inferno?

Não como um lugar ou parte de uma vida após morte, mas certamente como um estado da mente. A teologia da Ciência Cristã não inclui um dia para o julgamento final. A cada dia todo indivíduo pode fazer uma nova escolha que determina o caminho que ele ou ela está trilhando – um caminho para longe de Deus ou em direção a Ele.

Qual o ponto de vista da Ciência Cristã em relação à homossexualidade?

A Ciência Cristã define um elevado ideal moral no que tange às relações humanas e ao sexo. Ela aceita os dez mandamentos e os ensinamentos de Cristo Jesus acerca destes assuntos. O livro que explica a Ciência Cristã diz que o sexo deve estar restrito ao casamento, e que o matrimônio é “o dispositivo legal e moral para a geração entre a espécie humana.” Ciência e Saúde p. 56.
Ao mesmo tempo, a Ciência Cristã reconhece que cada um de nós tem muito que progredir para alcançar o padrão de puro amor espiritual que Cristo Jesus ensinou e viveu. Ela encoraja-nos a nos libertarmos ao máximo de julgarmos uns aos outros, enquanto continuamos a dar suporte ao progresso moral e espiritual de cada indivíduo. A Ciência Cristã afirma a identidade espiritual que todos temos provenientes de Deus. Nós acreditamos que isto possa trazer cura tanto para os indivíduos quanto para a sociedade como um todo.

A Ciência Cristã tem uma posição sobre o aborto?

A Igreja confia na humildade de seus membros, na busca espiritual de suas orações para guiar seus passos ao que seja mais próximo do correto para eles nesta situação. Na maioria dos casos, os Cientistas Cristãos conduzem as questões relativas a seus corpos e sua saúde com a oração, ao invés de buscar solução médica.

Mulheres e homens que estão diante desta decisão difícil merecem compaixão e suporte. Para a sociedade como um todo, a tragédia da grande quantidade de gravidez indesejadas fora do casamento pode apontar para a necessidade de uma aceitação mais profunda de preceitos morais que protegem a felicidade humana e a estabilizam a sociedade. Os Cientistas Cristãos mantêm uma profunda convicção de que quanto mais compreendemos a vida como sendo inteiramente espiritual, melhor encontraremos respostas curativas para, até mesmo, os problemas sociais e pessoais mais desafiadores, incluindo o aborto.

Vocês dão atenção aos problemas do tipo: pobreza, racismo, genocídio, fome, etc?

Estes são problemas terríveis que necessitam de abordagem e esta é a razão que Mary Baker Eddy fundou o jornal The Christian Science Monitor – para alertar o mundo para estes problemas e propor soluções.

O The Christian Science Journal, Christian Science Sentinel e o Arauto da Ciência Cristã, juntamente com as Igrejas de Cristo, Cientista, regularmente oferecem respostas curativas para estes problemas, bem como ideias para ajudar cada indivíduo a abordá-los através da oração.

A tradução, em português, desta FAQ, foi vertida do site Oficial Global, em inglês, da Ciência Cristã. Para ler o texto original, acesse: www.christianscience.com

Tradução livre realizada por Jackson, revisada por Leila Kommers já com as novas regras de ortografia. Publicação de responsabilidade do Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o Brasil.

Revisão dezembro de 2010. Sugestões gentileza postar nos comentários ou envie para o e-mail do Comitê de Publicação: brazil@compub.org

Se você tem outra pergunta fique a vontade para enviar por e-mail ou postá-la no espaço público abaixo para comentários!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s