Qual o segredo da longevidade?

Há uma ideia geralmente aceita de que a saúde diminui à proporção em que a idade aumenta. Talvez isso explique porque tomar muitos remédios depois de certa idade é visto com naturalidade por algumas pessoas.

Felizmente, não se trata de uma verdade absoluta.  Pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos do Envelhecimento da Universidade Federal de São Paulo indicam que um envelhecimento bem-sucedido decorre basicamente do estilo de vida e das escolhas feitas no dia-a-dia. O geriatra Renato Maia sugere um passo-a-passo para o amadurecimento saudável: “Ter disciplina e determinação para pôr em prática o que se sabe; não ultrapassar os limites; enfrentar as dificuldades; ter laços sociais e, principalmente, algo que dê significado à vida”.

O passar dos anos não deve levar embora a independência. Manter a autonomia possibilita ter atividades e viver com alegria. É o caso de Mitico Nakatani, que aos 54 anos, foi hospitalizada e, apesar de desacreditada, voltou à vida, correndo. “Eu não conseguia comer, tinha que tomar injeção para dormir e vivia nervosa”, diz Mítico. Ela começou a caminhar por orientação médica e hoje, aos 81 anos, é maratonista.

Experiências como essas demonstram que há profunda relação entre o envelhecimento e a maneira como as pessoas o encaram. Não aceitar pensamentos doentios e de limitação podem fazer a diferença entre um amadurecimento feliz ou uma sobrevida triste.

Tenho uma amiga que aos 74 anos trabalha diariamente, dirige, viaja sozinha e tem uma disposição surpreendente. Ao conhecer alguém tão saudável, é natural ficar curioso: qual o segredo para tanta vitalidade? “Há muitos anos aprendi que Deus é minha vida. Parece uma afirmação pretensiosa, mas é o que a Bíblia afirma. O Salmo 103:5 diz: ‘É Ele quem farta de bens a tua velhice’. Essa velhice não é um estado físico, mas sim, uma maturidade espiritual que traz a eterna juventude. Essa compreensão me renova e me permite demonstrar aqui e agora que a vida é inesgotável. Hoje expresso saúde, vitalidade e alegria”, afirma entusiasmada.

Essa é uma das explicações para a longevidade. Se alguém deseja saúde não deve nutrir pensamentos de doença. No livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, Mary Baker Eddy mostra a necessidade de “formarmos modelos perfeitos no pensamento e contemplá-los continuamente, senão nunca os esculpiremos em vidas sublimes e nobres”. A mudança do pensamento transforma os resultados. Esse tipo de atitude está ao alcance de todos e não tem contra-indicação. A escolha é sua.

Fonte: http://spjornal.com.br/segredo-longevidade/


COMPUBAndrea Cabral é advogada e jornalista. Atua como porta-voz da Ciência Cristã no Brasil e é colunista do portal SP Jornal.

E-mail: brazil@compub.org

Anúncios

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Esta entrada foi publicada em ESPIRITUALIDADE, LONGEVIDADE, SPJORNAL com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s