Sábias decisões ao lado de Deus

Redator

Da edição de janeiro de 2012 dO Arauto da Ciência Cristã

“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Assim termina uma das fábulas de Esopo, ao comparar os instintos de sobrevivência de uma raposa e de um gato. A moral é que analisar demais nossas opções pode ser improdutivo ou, até mesmo, perigoso.

Nos dias de hoje, com a constante enxurrada de informações da mídia e suas atualizações pela Internet, em tempo real, o esforço para escolher e decidir sabiamente tende a aumentar. Existe um nome para isso: paralisia analítica. De forma simplista, quando pessoas e empresas analisam demais uma situação (como a raposa na fábula), a tendência é que os assuntos se tornem desnecessariamente complicados. A produtividade e o progresso podem ficar paralisados. Ao invés de, em algum ponto, as pessoas começarem a fazer algo com as informações, recursos e tempo disponível que têm em mãos, elas desperdiçam seu tempo e, no processo, perdem potenciais ganhos e oportunidades.

“Com tanta informação, as decisões que as pessoas tomam fazem cada vez menos sentido”, diz a professora Angelika Dimoka, uma neurocientista da Universidade Temple, na Filadélfia, EUA. A revista Newsweek conta como ela e seus colegas estudaram a atividade cerebral na tentativa de explicar o que está acontecendo (ver: http://www.thedailybeast.com/ newsweek/2011/02/27/i-can-t-think, html). Existe até um campo de estudos conhecido como “survival psychology” (psicologia da sobrevivência), que examina o que torna algumas pessoas capazes de se orientar de forma clara diante da indecisão paralisante, durante situações de emergência e crises.

O lado bom é que as pessoas estão se esforçando para identificar o que as limita, bem como o que as ajuda a tomar decisões corretas, e que algumas dedicaram suas carreiras para encontrar o caminho rumo ao progresso. Mas, persiste o fato de que o único meio correto para garantir uma rota segura rumo ao progresso envolve confiança na orientação de Deus, ou seja, informações provenientes da única inteligência infinita, que sempre é mais esclarecedora do que a melhor das escolhas humanas. Buscar respostas na estrutura do cérebro ou nos padrões do comportamento humano, em última análise, nunca nos libertará. Precisamos ir além de nós mesmos.

Essa é uma das principais mensagens da Bíblia. Ela narra muitas maneiras pelas quais a humanidade tem sido induzida a uma devoção de pensamento e de propósito, e que têm sua origem em conhecer, honrar e ouvir o Deus supremo e amoroso. Desde a narrativa, que consta em Génesis 11, sobre a cidade de Babel, cujo povo foi espalhado por toda a terra porque sua linguagem ficou confusa, até o dia esclarecedor de Pentecostes, quando os primeiros cristãos “estavam todos de comum acordo reunidos no mesmo lugar” (Atos 2:1, conforme a Bíblia King James), podemos perceber um progresso constante do pensamento humano rumo à compreensão de seu potencial para a produtividade e a segurança. Quer você esteja à procura de orientação para completar um projeto, impulsionar uma carreira, salvar uma empresa debilitada, libertar-se das dúvidas ou orar de uma nova maneira para a cura física, as Escrituras ensinam lições de como ceder ao poder sanador da sabedoria de Deus, disponível a todos.

Alicerçada na Bíblia, a Ciência Cristã explica que Deus estabeleceu as leis supremas do bem, e que a oração para compreendê-las e seguilas constitui a Ciência mais elevada. Cultivar a compreensão daquilo que Jesus ensinou é plenamente suficiente para nos livrar da confusão paralisante, do medo, do perigo, da incompreensão, da má interpretação e de uma série de outras armadilhas que possamos encontrar, enquanto tentamos fazer as melhores escolhas no trabalho ou para a família.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”, alertou Jesus; “o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). Mesmo e especialmente nos momentos de dúvida e de luta, Jesus se afastava da cena diante de seus olhos e recorria a Deus, a Mente divina, por orientação e inspiração confiáveis. Sua percepção era clara, confiante e correta e, em sua presença, as pessoas encontravam libertação e cura. A compreensão espiritual que sustentou o ministério de Jesus na Terra está disponível a todos hoje, na Ciência sanadora da Mente que Mary Baker Eddy descobriu. Essa Ciência opera exclusivamente no recinto do pensamento, conduzindo-nos para a inteligência orientadora e salvadora da Mente. Embora essa inspiração se expresse em ações humanas, que são práticas, benéficas e apropriadas à necessidade do momento, sua fonte é espiritual, não confinada pela circunstância. Essa é a razão pela qual ela é consistentemente confiável. O livro de Provérbios diz: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (3:5-6).

Muito frequentemente, o obstáculo que nos impede de alcançar o bem maior resulta dos pensamentos materiais preocupantes, que levam a uma exaustiva reflexão e avaliação. Essa é a razão pela qual é tão importante orar para calar esses pensamentos, que não provêm de Deus, e buscarmos, em vez disso, a clareza que é só dEle. Eddy escreveu: “A Mente é a fonte de todo movimento, e não há inércia que lhe retarde ou tolha a ação perpétua e harmoniosa” (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. 283). Nossos esforços individuais para sermos informados por essa Mente divina infalível revelam a única rota segura em todas as circunstâncias. A oração pode desbloquear o caminho agora mesmo e levar todos a progredir juntos.

Anúncios

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s