Presentes de amor

Solange Cravo Silveira – Florianópolis, Brasil

Da edição de dezembro de 2013 dO Arauto da Ciência Cristã

Adaptado do programa de rádio dO Arauto intitulado “Celebre o Natal todos os dias!

 Há alguns anos, quando eu era Professora da Escola Dominical, no começo de dezembro perguntei aos meus alunos o que significava o Natal para eles. Em voz uníssona os pequenos responderam que era dia de ganhar presentes.

Indaguei-lhes em seguida: “Quem nasceu no Natal”? Sem resposta, insisti na pergunta, até que um deles finalmente respondeu: “Jesus”! Contei-lhes o relato do Natal que consta dos evangelhos e mencionei que os Reis Magos haviam trazido presentes para o recém-nascido menino Jesus. As crianças então queriam saber que presentes elas poderiam dar para Jesus, e eu lhes expliquei que Jesus viveu há muitos anos, mas que o presente mais lindo que podemos dar uns aos outros é manter os pensamentos puros, certificando-nos de que são altruístas, amorosos e bons. Quando somos bondosos com nossos coleguinhas e caridosos na hora do lanche; quando ajudamos nas tarefas de casa; quando somos pacientes com nossos irmãos e obedientes com a mamãe e o papai, estamos expressando o Cristo, o Amor divino que Jesus manifestou, e esse é o melhor presente que podemos oferecer para alguém.

Mary Baker Eddy, a Descobridora da Ciência Cristã, escreveu em Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, Jesus era “em medida ilimitada, dotado do Cristo, o Espirito divino” (ver p. 30). Por meio de seus ensinamentos e curas, Jesus mostrou que o Cristo, a Verdade, é eterna, e sempre existiu na consciência de cada um.

Expressar o Cristo, o Amor divino que Jesus manifestou, é o melhor presente que podemos oferecer para alguém.

A cada domingo daquele mês de dezembro, eu encorajava meus alunos da Escola Dominical a contar durante a aula que qualidades eles haviam expressado e as boas ações que haviam praticado durante a semana. Dessa forma, eles aprenderam que o Natal não é uma mera troca de presentes materiais nem a simples comemoração de um nascimento humano.

Para muitos, contudo, o Natal pode representar um momento de trocas de presentes materiais e de tristeza. Há aqueles que não têm família próxima, que não têm condições de comprar presentes ou que não receberam os presentes que consideravam merecer no Natal. Mas, uma experiência me mostrou como é importante ver que o Cristo está sempre presente, dissolvendo o desânimo, a solidão e todas as imposições ao pensamento humano que poderiam nos impedir de sermos gratos pelos presentes espirituais já existentes em nossa vida, por todo o bem que Deus nos dá. É importante cultivar a gratidão porque ela sempre abre as portas para que recebamos mais bênçãos.

Em anos passados, as festas natalinas eram sempre comemoradas na casa de meus pais. Para lá, convergiam meus cinco irmãos e eu, com nossas respectivas famílias. Aqueles que moravam mais distante viajavam até 500 km. A alegria era grande com a chegada de cada irmão ou irmã, com suas esposas, maridos, filhos e netos.

Entretanto, em um ano em que nosso irmão mais novo não compareceu à nossa reunião de Natal, fomos recebidos com um alegre abraço de nosso pai e as lágrimas de nossa mãe, que sempre chorava sem parar caso faltasse algum filho, empanando, com essa atitude, a felicidade geral. Minha mãe vinha agindo daquela forma ao longo dos anos e eu me dei conta de que era hora de ajudá-la a dar um fim àquele comportamento.

Na manhã seguinte, depois de ler a Lição Bíblica da Ciência Cristã com minha mãe e de orarmos juntas, perguntei-lhe se não estava contente com as cinco famílias que estavam à sua volta. Disse-lhe que, apesar da distância, nossa família estava intacta, pois estávamos unidos pelo amor, pela alegria e pela irmandade que compartilhávamos. Podemos sentir o amor e a alegria que entender isso traz.

O amor ao próximo, a alegria e a gratidão são presentes cujo valor não se pode medir e que nunca se desgastam.

Com todo carinho, ajudei-a a perceber que nosso Natal estava comprometido com a sua tristeza. Disse-lhe: “Mas mãe, e os cinco filhos que estão aqui à sua volta, abraçando-a e cobrindo-a de presentes? Isso não significa nada? Por favor, mãezinha, dê-nos o presente do seu sorriso! Dê-nos de presente a sua gratidão pelos cinco filhos que chegaram, todos bem e felizes. O que importa nessa data é o espírito cristão de amor e de boa vontade”. Ela entendeu o que eu estava afirmando, limpou as lágrimas e se recompôs.

No Natal do ano seguinte, fui com ela cumprimentar a vizinha, que estava aos prantos, pois um filho não viria para as festas de fim de ano. Fiquei surpresa com a convicção que minha mãe expressava ao falar sobre a importância de a vizinha estar alegre com os filhos que estavam lá e que mereciam o seu sorriso.

Desse momento em diante, minha mãe nos recebia para as festas de Natal e dizia que estava feliz com os que estavam presentes e compreendia com carinho os que não podiam comparecer. Ela se curou da crença de que a união de nossa família dependia de estarmos juntos em pessoa, pois entendeu que estamos sempre juntos em Cristo, o espírito do Amor divino que abraça o mundo inteiro.

Muitas pessoas estão interessadas em receber presentes caros no Natal e, às vezes, um abraço desacompanhado de um embrulho bonito não tem valor. Mas, o amor ao próximo, a alegria e a gratidão permanecem para sempre. Esses presentes, cujo valor não se pode medir, provêm “do grande coração de Cristo”, e nunca se desgastam (ver Ciência e Saúde, p. 568). Ao acalentá-los, abençoamos outras pessoas e comemoramos o Natal todos os dias do ano!

Anúncios

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s