“No amor não existe medo”

Andrea Sommer – Alemanha

Da edição de agosto de 2013 dO Arauto da Ciência Cristã

Original em alemão

No passado, a insegurança, a angústia e o medo faziam parte da minha vida. Mas, há cerca de três anos o medo aumentou de tal maneira que se transformou em uma depressão que precisava ser curada. Eu não dormia bem. Pela manhã, achava que não conseguiria me levantar para fazer nada e frequentemente ficava paralisada pelo medo. Não conseguia me sentir em paz.

Ao longo dos últimos anos, por meio do estudo da Ciência Cristã, já havia obtido algumas curas físicas, incluindo a de neurodermatite e de diversas alergias, como também havia vencido outras dificuldades. Entretanto, agora o medo constante determinava minha maneira de pensar. Eu costumava orar de uma forma que sempre encontrava a sensação de liberdade, mas agora isso parecia ser quase impossível. Por essa razão, recorri à psicoterapia para obter ajuda. Como sou terapeuta Gestalt, para mim foi natural tentar enfrentar essa crise com base na compreensão e no reconhecimento do que estava subjacente às minhas experiências anteriores. Entretanto, o medo continuou.

Em um momento de profundo desespero, volvi-me a Deus de todo o coração e Lhe pedi que me mostrasse como superar o medo. Agora, eu estava pronta para ceder totalmente à Sua orientação. Esse foi o ponto decisivo. De repente, uma grande paz me envolveu completamente e compreendi com grande clareza que, por ser filha do Deus perfeito, por ser Sua ideia, fui criada sem a menor partícula de medo. Percebi plenamente que o medo não fazia parte de mim. A partir daquele momento, conseguia pensar sobre quem eu realmente sou. Abandonei todos os métodos psicoterapêuticos e volvi meu pensamento inteiramente a Deus.

Pedi então que uma Praticista da Ciência Cristã me ajudasse por meio da oração, o que ela fez com muito amor. Em meu estudo diário da Bíblia e de Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, encontrei inúmeras passagens que me levaram a uma compreensão mais profunda da Vida, Deus, e da minha verdadeira identidade espiritual.

A fonte do meu amor é o próprio Amor divino, que nutre a mim e aos outros, de forma constante e inexaurível.

Em Ciência e Saúde, li: “Insiste com veemência no grande fato, que tudo domina, de que Deus, o Espírito, é tudo, e que não há outro fora dEle” (p. 421). Sempre que o medo tentava se impor sobre mim, pensava: “Não! Não existe nenhum poder além de Deus! Somente Ele está em ação aqui”! Insisti nisso inúmeras vezes, e foi assim que consegui interromper aquela repetição de pensamentos temerosos, aflições e preocupações, e permiti que pensamentos e sentimentos verdadeiros entrassem naturalmente em minha mente. Esses pensamentos provinham de Deus e os sentimentos refletiam Suas qualidades.

Fiquei profundamente comovida com uma declaração que consta da Primeira Epístola de João: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo” (4:18). De repente, ficou muito claro para mim que no amor não há espaço para o medo ou para a crença falsa de uma vida ameaçada e desprotegida! O Amor divino é o único poder real, a partir do qual tudo é criado. Toda a vida é alimentada por esse Amor.

A praticista comparou meu relacionamento inseparável com Deus àquele do sol com seus raios. Compreendi que o amor de Deus está em mim e ao meu redor, e que se renova a cada momento em seu mais brilhante resplendor. Também entendi que estou conectada à fonte da vida e do amor, Deus, e que nada pode me separar dEle. Senti esse Amor e cuidado onipresentes de forma tangível e uma grande alegria me sobreveio.

Mais do que isso, essa compreensão também me libertou de um senso falso e excessivo de responsabilidade pelos outros, o qual havia me levado a me sentir completamente exausta e sobrecarregada. Mas, como pude acreditar que eu fosse a fonte de satisfação das necessidades de outras pessoas? É Deus que governa toda a vida e satisfaz às necessidades de todos. Cada indivíduo é uma expressão do Seu amor, está conectado a Ele e não pode separar-se dEle. Portanto, todos são completamente cuidados e supridos de tudo o que necessitam, independentemente dos meus esforços humanos para fazer o que acho que seja bom e correto para eles. Como expressão de Deus, posso somente expressar Suas qualidades, o que significa que posso amar os outros e expressar essas qualidades sem esforço, porque a fonte do meu amor é o próprio Amor divino, que nutre a mim e aos outros, de forma constante e inexaurível.

Essa compreensão espiritual também dissolveu o tão conhecido conceito psicológico de que os temores são causados, entre outras coisas, pelas demandas excessivas e pela falta de apoio e de amor durante a infância. Mas, compreender que sempre estive e sempre estarei conectada a Deus, o Amor, e que nada pode nos separar, proporcionou-me a certeza de que nunca estivera sem a proteção e o cuidado de Deus, e, portanto, nem uma única experiência em minha infância, ou posterior a ela, poderia jamais haver tocado ou alterado minha perfeição e minha natureza intacta dadas por Deus. Que sensação de liberdade isso me trouxe!

Gradualmente, todos os sintomas de medo desapareceram. Eles foram substituídos por um profundo sentimento de amor, liberdade e realização, o qual nunca havia conhecido antes. Esse senso de vida tem estado comigo desde aquela ocasião, e sinto profunda gratidão pelo amor de Deus sempre presente, infinito e todo-poderoso.

Andrea Sommer, Rösrath

– See more at: http://pt.herald.christianscience.com/portugues/edicoes/2013/8/063-08/no-amor-nao-existe-medo#sthash.s6mhY5T7.dpuf

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

