Sustentabilidade – no sentido amplo e prático ao cotidiano!

Articulista convidado: Ovídio Trentini (*)

Sustentabilidade é um conceito mais profundo do que a idéia de significar durabilidade ou rentabilidade

Um dos conceitos mais em voga hoje em dia em questões de desenvolvimento é Sustentabilidade. Talvez nem todos os leitores tenham bem claro o significado dessa palavra. Julgam que ela tenha a conotação de longevidade; um projeto sustentável seria um que resiste muitos anos e chega a prosperar; ou que realiza os ganhos previstos e por isso se sustenta.

Na verdade a sustentabilidade de um projeto  assenta num tripé de diferentes ações e ou atitudes. Para ser sustentável ele deve atentar e atender proposições de caráter econômico, com o mesmo peso dedicado a aspectos sociais e ambientais. Em resumo poder-se-ia dizer que um projeto sustentável é economicamente sadio, socialmente justo e ambientalmente equilibrado. Toda decisão em torno de projetos de alçada governamental e mesmo da esfera privada deve ter debatedores que defendam cada lado com a mesma intensidade. Se um dos aspectos for negligenciado, o projeto não se evidenciará sustentável.

Essa verdade a respeito de sustentabilidade precisa ser praticada em todas as atividades das forças vivas de uma comunidade: empresas industriais, ONGs ambientais, entidades de atendimento social, administração pública, escolas e universidades, hospitais, cooperativas e empresas agropecuárias, empresas de serviços locais e de transporte, e tantas outras não mencionadas são entidades que lidam com decisões em torno de projetos que são desejados que perdurem e produzam o máximo de benefícios à coletividade onde estão inseridas.

É imperioso que cada célula de ação na sociedade se capacite desse conceito e atue dentro dessa norma. Pertenço a uma ONG ambiental que há pouco despertou para essa realidade. Já havíamos desenvolvido trabalhos bem interessantes em nossa comunidade (de menos de 40.000 habitantes) tais como limpeza das margens do rio que banha a cidade, limpeza das BRs que cortam o território do município, plantio de árvores em áreas de proteção junto a cursos d’água. Todos projetos de intensa participação de voluntários e amplo reconhecimento da sociedade. Mas…!  Todos projetos falharam na aplicação do trinômio da sustentabilidade. Cuidamos apenas do aspecto ambiental. Da próxima vez que formos planejar um mutirão de limpeza do rio, vamos buscar um projeto sustentável que além do benefício ambiental, propicie ensinamentos aos participantes e não onere financeiramente os voluntários que dão seu tempo para a realização do empreendimento.

O conceito de sustentabilidade entendido como aqui exposto pode também orientar as atividades familiares ou de pessoas realizadoras profissional ou pessoalmente. Experimentem usar esse enfoque nas próximas decisões.

.o0o.

(*) Colaboração de Ovídio Trentini – Panambi -RS |  Membro Conselho do Meio Ambiente de Panambi-RS, Presidente da ONG ARPA-Fiúza, | Engenheiro Civil UFRGS – Especializado em Engenharia de Tráfego |  Aposentado da TRENSURB – Membro da Primeira Igreja de Cristo, Cientista, Porto Alegre-RS | Membro de A Igreja Mãe, Boston, MA, EUA |  E-mail: o.e.trentini@express.com.br
Imagens linkadas da Web | Foto do autor do post: Crédito de Flávio Colombini SP
Anúncios

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Esta entrada foi publicada em CIÊNCIA CRISTÃ, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE DIVINA, SUSTENTABILIDADE HUMANA com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s