A Humildade, o Progresso e a Cura.

 Originalmente publicado em 27 de março, 2012, no Blog de Phil Davis, CSB – Humility, Progress, Healing  |  Tradução livre: Leila Kommers

 Alguns praticistas que conheço contam uma história parecida sobre dizer ao paciente que ore por mais humildade.  O paciente responde, “Mas eu sou humilde!”   Certa vez me disseram “Sou a pessoa mais humilde que conheço!”

Pense em como você responderia a essa pessoa!

A verdade é, sempre pensamos em nós mesmos como humildes de certa forma.  Algumas pessoas acham que há vezes em que precisamos ficar em pé por nós mesmos e até mesmo vezes em que somos justificados por ficarmos frustrados, com raiva ou ressentidos com relação a alguém ou alguma situação, porque é muito injusto.

Por outro lado, alguns poderiam até mesmo descartar a humildade como impraticável.  Talvez pensem que a única maneira de chegar em algum lugar na vida é pensar em si mesmo em primeiro lugar – ser agressivo, egoísta e duro.

Há uma humildade, entretanto, que é muito diferente do que a maioria das pessoas pensa.  Penso na humildade como olhando para Deus como a fonte de tudo.  É isso, a humildade é para Deus e não para os outros.

Há um contraste imenso entre humildade a Deus versus ser humilde com as pessoas.  Por exemplo:

  • A humildade com as pessoas pode ser degradante.  Pode ter um efeito negativo na autoestima; sentir-se rebaixado ou até mesmo abusado pelos outros.  A humildade com Deus é fortalecedora.  Através dela, conseguimos refletir o poder dEle, o domínio dEle e com ela vivemos a autoridade divina, sem deixar que os outros tenham autoridade sobre nós.
  • A humildade com os outros pode significar seguir o que eles querem fazer e ter que desistir de nossos planos ou desejos.  A humildade com Deus é uma percepção de que Ele sabe o que é melhor para nós.  E, conforme fazemos a vontade dEle, Ele eleva nossos desejos e planos.  Ele não os descarta.  Ele os torna melhores, mais elevados, mais expansivos, com maior impacto para o bem em nós mesmos e no mundo ao nosso redor.
  • A humildade com as pessoas pode levar-nos a pensar que os outros são melhores ou mais importantes que nós.  A humildade com Deus significa que tudo a nosso respeito vem diretamente de Deus – que refletimos todas as qualidades dEle a nossa própria, especial e única maneira.  Sim, é verdade que não somos melhores do que ninguém.  Deus ama a todos da mesma forma.  Mas isso também significa que ninguém é melhor do que nós!

Cristo Jesus disse que o melhor no reino de Deus é um filho.  E isso se dá devido à receptividade e prontidão de crescer e mudar.  Mas Jesus estava falando de um filho que busca ajuda no pai, não outros filhos!  Oremos para sermos filhos diante de Deus, de todas as maneiras espirituais.  E, conforme buscamos cada vez mais ajuda e cura em nosso Deus Pai-Mãe, podemos descobrir como melhor amar aos outros a partir de uma base de igualdade e não de sujeição.

 Tradução livre autorizada pelo autor. Tradução colaborativa de Leila Kommers, com leitura final de Jackson Guterres. Publicado originalmente, em 27 de março, no Blog do Phil Davis, sob o título: Humility, Progress, Healing   | Imagem linkada da Web

 Phil Davis, CSB

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Esta entrada foi publicada em ESPIRITUALIDADE APLICADA com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário