Série “Abençoado Encontro”: 1- O batismo de Jesus! Um encontro com a pureza do Espírito!

Iniciamos uma série intitulada: “Abençoado Encontro”. Todos sabemos quão prazeroso é encontrar alguém que amamos e com quem gostamos de estar, por nos sentir conectados (juntos/unidos), amados, valorizados e fortalecidos! Lembrei como exemplo de representação perfeita desse encontro abençoado, de amor recíproco, a amorosa mensagem angelical recebida do Amor divino, por Jesus, logo após seu batismo: “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. “

A inspiração foi começar por um tipo bem especial de encontro com o divino, o batismo de Jesus. Ontem assisti na National Geographic – Nat Geo – o documentário a “história de Jesus” recomendo! Ali aprendi alguns resultados de pesquisas históricas. Uma delas foi acerca de João Batista. Pesquisas sugerem que ele era um professor. O movimento de  ideias criado por ele, conquistou vários seguidores, tanto que passou a despertar receio e preocupação por parte de Herodes Antipas. O ódio de Herodes aumentou quando soube que João propalava que seu casamento com  Herodíades, mulher de seu meio-irmão Herodes Felipo, era imoral e ilegítma. João era um pregador que atraia multidões e sua principal mensagem era anunciar a vinda do Messias, que mostraria o caminho para o Reino do Céu.

João, segundo os historiadores que colaboraram no documentário da Nat Geo, teria introduzido o batismo no conceito judaico, uma cerimonia popular. Ele inovou ao estabelecer o batismo do arrependimento e abri-lo aos gentios, o que foi contra a tradição religiosa de sua época.

Segundo o documentário da Nat Geo, é possível que Jesus tenha acompanhado as pregações de João, e, o Batismo nas águas do Rio Jordão, foi uma decisão pessoal do divino Mestre para cumprimento da profecia. Nessa ocasião, relata o evangelho segundo Mateus:

“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. “
(Mateus 3:13-17)

A Ciência Cristã convida-nos a revisitar cada faceta da obra de Jesus, bem assim todo o texto das Sagradas Escrituras, sob à luz da interpretação espiritual. Essa nova luz é algo que encontrei apenas no estudo dessa Ciência do Cristianismo, tal como foi revelada à sua descobridora: Mary Baker Eddy. Ela registrou toda a revelação divina no seu livro: “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras”, disponível em qualquer uma das Salas de Leitura da Ciência Cristã, ou via Internet.

Como uma amostra oportuna da utilidade prática da interpretação espiritual, compartilho o significado de batismo, apresentado por Eddy, tal como aparece no livro Ciência e Saúde a página 581:

“BATISMO. Purificação pelo Espírito; submersão no Espírito.
Preferimos “deixar o corpo e habitar com o Senhor”. (2 Coríntios 5 : 8.)”

Mais algumas citações do Ciência e Saúde para aprofundar o estudo e reforçar o conceito espiritual de batismo:  35: 20 (somente essa linha)  | 241: 27-30  |  242: 1-8

Bem,  começamos essa série com “chave de ouro”,  pois começamos abrindo o horizonte mental para um novo conceito, espiritual e prático do batismo no Espírito. No meu olhar, esse conceito é muito útil, pois, posso realizar um batismo a cada dia, toda vez que oro e experimento uma purificação de um conceito errôneo, ou, abandono algum pensamento enganoso que não merece confiança, deletando-o de minha consciência para não levá-lo para o dia seguinte!

Aprendi com o estudo da Ciência Cristã, que Jesus não dava importância à ritos e cerimônias, existe uma expressão no versículo acima de Mateus, que corrobora esse modo espiritual de adoração que o Mestre ensinou: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água,…”

Compartilho abaixo, um texto do Secretário de A Igreja Mãe sobre o Batismo, que está disponível no portal da revista O Arauto da Ciência Cristã:

UMA MENSAGEM SOBRE O BATISMO
QUANDO OS FUNCIONÁRIOS DE A IGREJA MÃE viajaram pelo mundo a fim de se reunir com os membros, uma coisa interessante que souberam foi que, em alguns países, as pessoas talvez sejam solicitadas a apresentar uma certidão de batismo, a fim de participar de certas atividades públicas, tais como: votar ou frequentar escolas. Como o batismo tem um significado importante e específico dentro dos ensinamentos da Ciência Cristã, refletimos a respeito do formato que tal documento poderia ter. Embora sua igreja filial talvez encontre uma resposta diferente para essa questão, aqui está um exemplo que esperamos possa ajudar nossos leitores a refletir sobre o batismo de uma maneira inteiramente nova.
                                                     — Nathan A. Talbot, Secretário de A Igreja Mãe

Clique aqui para acessar a proposta de Certidão de Batismo, acima referida pelo Secretário.

Autor: Jackson Guterres | Praticista da Ciência Cristã, em tempo parcial. Membro da Igreja filial da Ciência Cristã de Porto Alegre, Servidor público do Judiciário Federal e Bacharel em Arquivologia.

Crédito da imagem de Lego: http://www.thebricktestament.com

Anúncios

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Galeria | Esta entrada foi publicada em ABENÇOADO ENCONTRO, BATISMO, CERTIDÃO DE BATISMO, CIÊNCIA CRISTÃ com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s