Precisa de um esconderijo?

Original publicado em 19 de fevereiro de 2012, no blog do Phil Davis, CSB: “Need a secret place?” | Tradução livre autorizada pelo autor.

 “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.  Salmo 91

Enquanto lia o Salmo, imaginava o que seria esse “esconderijo”. O que é? Onde fica?

Bem, acontece que o autor, Rei Davi, sabia muito a respeito de esconderijos.

En Gedi - Foto de Phil Davis

Houve um tempo, antes de ser rei, que a vida de Davi corria grande perigo. O Rei Saul sofria de uma doença mental e ficara com ciúmes de Davi. Saul tentou matá-lo muitas vezes. Mas Davi não se feriu – nunca. Com o tempo, conseguiu escapar da fúria de Saul. Às vezes, ele conseguia escapar do perigo rapidamente sem ir a lugar algum. Outras vezes, encontrava lugares para se esconder no deserto e em cavernas na região ao redor do Mar Morto, em um local chamado En Gedi. Por vários anos, Davi descobriu-se consistentemente sob a proteção total de Deus.

Posso ouvir alguns de vocês dizendo “Cara, preciso disso!” As coisas podem ficar tensas por aí. Há situações em que você se sente oprimido, contrariado, atormentado e odiado. Há situações em que você sente que uma pessoa específica ou o mundo todo quer pegá-lo.

En Gedi 2- Foto de Phil Davis

É neste momento que é muito importante saber que Deus tem um esconderijo para você, como ele tinha para Davi. Está aí para você, mas você precisa estar em oração; e orando corretamente. Aqui vão algumas dicas:

  • Ore não apenas para livrar-se do problema e ter uma vida fácil. Ore para fazer a vontade de Deus; para ocupar-se com os negócios do Pai. Davi sabia que era salvo devido a um propósito divino. Mesmo enquanto escondia-se, era conhecido por fazer muitos trabalhos maravilhosos para os outros. Ele até mesmo mostrava grande gentileza e compaixão a Saul.
  • Ore para estar alerta aos inúmeros meios maravilhosos que Deus pode protegê-lo. Isso significa orar com humildade para o que Deus quer que você faça. A proteção dEle não será sempre o que você espera. Às vezes, não é o que você quer. Mas sempre será o que é melhor para você. Seja humilde. Esteja pronto.
  • Ore para amar seus inimigos. Seus pensamentos com relação aos outros podem tornar as coisas melhores ou piores. Eles podem levá-lo ao esconderijo ou deixá-lo à vista. Eddy escreveu certa vez, “Você consegue perceber um inimigo, a não ser que você primeiro formule esse inimigo e, depois, considere esse objeto de sua própria concepção?” (tradução livre) Davi nunca reagiu ao ódio, nunca se ressentiu ou tornou-se cínico. Ele continuou a perdoar e a amar. Refletir apenas o amor é o que o coloca no esconderijo e o mantém ali.
  • Ore para saber que não há poder real que possa prejudicá-lo. Sim, você precisa estar alerta à manipulação, às tentações e à malícia intencional ou não intencional. Mas não dê grande importância a elas. É muito fácil insistir na injustiça. É como um vídeo que reproduzimos sem parar. Isso vai tornar seus problemas piores. Porém, insista na totalidade e poder de Deus, na beleza de Sua graça e na ternura do Seu amor. Quanto mais você respeitar a onipresença de Deus, mais você perceberá que não há outro poder.
  • Orar tem a ver com confirmar e compreender o que Deus já sabe sobre você – que neste exato momento você tem a proteção total dEle, o cuidado completo dEle e o Amor inabalável dEle. Este é um esconderijo do qual o mundo nunca saberá e nunca encontrará, mas que sempre está ali para você.


  • Tradução livre autorizada pelo autor. Tradução colaborativa de Leila Kommers, com leitura final de Jackson Guterres. Publicada originalmente, em 19 de fevereiro, no Blog do Phil Davis, sob o título: Need a secret place?


Anúncios

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Galeria | Esta entrada foi publicada em EQUILÍBRIO MENTAL, ESPIRITUALIDADE APLICADA, LUGAR SECRETO, PODER DA ORAÇÃO, SANIDADE MENTAL com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s