Hoje é Dia do Leitor e Dia da Liberdade de Culto.

Encontrei um texto bem simples e curtinho na Internet que explica sobre o Dia da Liberdade de Culto que é uma componente das liberdades individuais que dão suporte as liberdades coletivas e a alteridade – respeito as diferenças.

A lei federal que definiu a liberdade de culto no Brasil teve como mentor o então Deputado Federal e renomado escritor Jorge Amado, em 1946. Pela lógica infere-se que, tal conquista social dos brasileiros, inclui também a opção de não querer ter uma opção religiosa!

Congratulações pela celebração do Dia do Leitor!!! Sua presença tanto na igreja, Sala de Leitura, Escola Dominical ou acessando este blog e os amplos canais que existem nA Igreja Mãe e no movimento da Ciência Cristã, como um todo, são motivos de gratidão e da felicidade de compartilhar o amor pela cura cristã, aberta a todos, e o bem universal que a todos beneficia e a ninguém exclui!!!

O estudo da Ciência Cristã requer que sejamos leitores dedicados da Bíblia e do livro que ajuda a desenvolver o significado espiritual e prático do texto bíblico: Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras. Esse processo de individualização é construtivo e você pode acessá-los em nossa Sala de Leitura gratuitamente. Ou se preferir, adquirir para lê-los em casa! A leitura destas fontes divinas desenvolve aquela espiritualidade que Jesus ensinou, a qual é vivenciada na cura, salvação e libertação, “…dando-nos forças para cada um de nossos dias.” como afirma Eddy no Ciência e Saúde. Abaixo compartilho o texto da Internet:

“No Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos está escrito: “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

E também, no Artigo II, podemos ler: “Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição”.

Percebe-se, no texto, lendo-o atentamente, que são apontadas nele quatro tipos de liberdade: [inclui mais 3 para expandir a ideia (*)]

  • liberdade religiosa
  • liberdade de pensamento
  • liberdade civil
  • liberdade política
  • liberdade de imprensa (*)
  • liberdade de expressão (*)
  • liberdade de escolha (*)

Podemos afirmar que a liberdade religiosa (ou de culto) está inserida na liberdade de pensamento e, portanto, na civil e na política e vice-versa. Na verdade, a idéia de liberdade pode ser resumida da seguinte forma: como sinônimo de respeito à individualidade do próximo, do estrangeiro. Quando a concedemos a alguém, ganhamos nosso próprio direito de usufruí-la.

Em tempo: no Brasil, a primeira pessoa na política a se preocupar com a liberdade religiosa do cidadão brasileiro foi o escritor Jorge Amado. Eleito deputado federal, em 1945, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) de São Paulo, Jorge Amado participou da Assembléia Constituinte, em 1946, tendo sido autor da Lei da Liberdade de Culto Religioso.”

Fonte: IBGE teen  | com pequena adaptação feita pelo blogueiro convidado: Jackson Guterres

Anúncios

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Galeria | Esta entrada foi publicada em CELEBRAÇÃO DO DIA, DIA DA LIBERDADE DE CULTO, DIA DO LEITOR com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s