A importância da espiritualidade na saúde e no melhorar relacionamentos!

Tradução livre do artigo: “La importancia da espiritualidad en la salud” – publicado em 15/12/11 no Suplemento: “Saúde para viver melhor” do Diário EL SOL – Quilmes | Buenos Aires | Argentina de autoria de Elizabeth Santágelo de Gastaldi – Porta-voz da Ciência Cristã para a Argentina

Há casos que para a medicina são considerados incuráveis e difíceis de tratar. Também há quem pense que a espiritualidade pouco ou nada tem a ver com a saúde, sobretudo se não somos crentes. Entretanto, um organismo tão relevante como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual nada tem a ver com os movimentos ou crenças de categoria espiritual, assinala a importância da espiritualidade com relação a saúde em um documento intitulado: “Estratégia global para a saúde de todos no ano 2000”.

Para mim a espiritualidade pode ter resultados práticos em nossa saúde quando fundamentada na confiança e seguridade que acompanham o reconhecer o poder de Deus como o único bem.

Homem na praia

 A cada dia, dedicar ainda que seja alguns minutos a oração pode ser muito proveitoso!

Em minha própria experiência tenho podido comprovar que dedicar tempo para o desenvolvimento de minha consciência tem sido fundamental para ir abrindo-me a possibilidades de libertar-me de um grande número de temores, o qual, por sua vez sempre dá-me paz e serenidade ao coração. Esta mudança em minha consciência prepara-me para volver-me em oração a Deus e considerar o exemplo de Seu filho Cristo Jesus. Este caminho, a partir do interior, produz mudança notáveis em todos os aspectos de minha vida, modificando meu caráter e gerando um impacto em minha saúde.

Permita-me ilustrar um exemplo de como orei, há alguns anos, quando repentinamente comecei a notar manchas na pele, uma irritação e coceira muito severas. Notei que fazia dias que havia uma situação no escritório com um colega. Discutíamos muito e isso irritava-me ao ponto de quere sempre ter a razão. Então pensei: que teria feito Jesus em uma situação similar? Então decidi ver meu colega em sua verdadeira essência.

Há lugares que convidam-nos a rencontrar-nos com a paz e com nós mesmos!

Pensei que, se, tanto ele como eu, tínhamos uma mesma origem espiritual, essa devia ser totalmente boa. Então esforcei-me para identificar as fraquezas de caráter que estava percebendo e pensar em seu oposto. Para minha surpresa, comecei a descobrir diante de mim, uma pessoa humilde, dócil, sincera e compreensiva.

Realmente me esqueci do problema físico durante os dias que comecei a construir um diálogo amável com meu colega. A pele começou a ficar com a aparência normal e, ao mesmo tempo, a raiva e orgulho haviam desaparecido completamente.

Meu caso não é o único. Um estudo que aparece no número recente da publicação: “Psicologia da Religião e da Espiritualidade” da Associação Americana de Psicologia (AAP) mostra que nos Estados Unidos, entre 2001 e 2007, no geral, têm aumentado o número de pessoas que utilizam a oração para enfrentar os problemas de saúde ( em torno de 43% entre os adultos). Além disto, o estudo indica que a oração ocupa o terceiro lugar como uma medicina alternativa utilizada com mais frequência, por meio do que a organização chama de atenção (sensibilidade) dos provedores de tratamentos de saúde, mental e física, que estão cientes da prevalência deste recurso. [2º grifo do tradutor]

Todos temos a possibilidade de praticar uma oração oriunda do coração assim como de estar atentos a identificar-nos com estados de consciência que nos ajudem a encontrar a paz interior, perdão, alegria e amor. Você pode descobrir, assim como eu, que sempre tem ao seu alcance uma boa alternativa para melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Elizabeth Santángelo de Gastaldi – Porta-voz da Ciência Cristã para a Argentina | Publicado com autorização do autor e do Diário El Sol.

Para visualizar o texto original em PDF => DIARIO EL SOL – suplemento SALUD

[O título do artigo foi levemente modificado pelo blogueiro para destacar a experiência de cura de relacionamentos | Imagem da Praia de São Conrado – Leblom RJ – Cortesia de Jackson Guterres]

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Esta entrada foi publicada em ALTERNATIVA DA ORAÇÃO, CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE, CIÊNCIA E SAÚDE, ESPIRITUALIDADE APLICADA, REFLEXÕES PARA A VIDA com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário