“Deus, a Causa única e o único Criador” é o tema da lição bíblica semanal da Ciência Cristã

Estudar, ler ou simplesmente ouvir em MP3 uma lição bíblica da Ciência Cristã,  funciona para mim como um diapasão mental.  Tal como um diapasão ajuda-nos a afinar os instrumentos musicais com o tom ideal, assim a lição ajuda a afinar nosso pensamento com a Mente divina – e este afinar com tons mais elevados impacta no conquistar a paz interior e melhora nossos dias com a “fragrância do conhecimento” divino e “o bom perfume de Cristo”! (2 Coríntios 2: 14, 15)

Assim, ao beber desta fonte divina de pura inspiração, livre da opinião humana,  acalentamos e nutrimos nosso crescimento espiritual diário, um pouco a cada dia. Somos saciados em nossa sede de bem pensar e bem viver, estaremos divinamente habilitados para compartilhar a alegria de viver bem, com qualidade de vida e abertos às novas possibilidades que o compreender melhor a Deus, e, a si mesmos proporciona!

Para acessar visite nossa Sala de Leitura da Ciência Cristã, on line => Cantinho virtual da lição bíblica semanal

Para marcar a Lição Bíblica, em casa, basta ter o (*)Livrete Trimestral da Ciência Cristã, que pode ser adquirido em qualquer Sala de Leitura das igrejas da Ciência Cristã, ou  on-line direto no saite Spirituality.com Há e claro, dispor do Pastor da Ciência Cristã em sua casa (um exemplar da Bíblia e do livro companheiro da sua interpretação espiritual, científica ou prática para a vida cotidiana)

Para quem nunca teve um contato com as (*)lições bíblicas da Ciência Cristã e suas infinitas potencialidades para espiritualizar o pensamento e a vida, compartilhamos um roteiro singelo de investigação das ideias espirituais das seções da lição (colaboração Jackson Guterres). A inspiração divina pura, que verte da Mente única, para cada um de Seus filhos amados, é a substância espiritual que nutre e atende todas as necessidades espirituais do cotidiano. Este roteiro vale apenas como uma humilde palhinha, pois, o melhor de tudo são as inspirações divinas adaptada às necessidades individuais do dia e da semana :

1-     O pensar e orar começando sempre com Deus, o Princípio divino de todo o bem! Reconhecê-Lo como Causa única, único Criador, a fonte de “toda substância, inteligência, sabedoria, existência, imortalidade, causa e efeito.”  (Ciência e Saúde, p207) É o primeiro passo, primordial e essencial, na oração como tenho aprendido na Ciência Cristã;

2-     Aparece algumas citações de Mary Baker Eddy, em tom profético, com essa: “Quando acharmos o caminho na Ciência Cristã e reconhecermos o ser espiritual do homem, veremos e compreenderemos a criação de Deus – todas as glórias da terra, e do céu, e do homem.” (CS 264)

3-     A importância de sermos decididos: O que está te influenciando? É a Mente divina, Deus, aquela mesma mente que houve em Cristo Jesus? Ou será a mente humana e suas portas abertas as ‘montanhas’ de influências negativas que vem do mundo ao nosso redor? Somos responsáveis por nossas escolhas e ao decidir pela Mente começamos sempre bem!

Nesta seção há um dos conceitos práticos para Deus, dado por Eddy: “Deus é o bem natural, e só é representado pela ideia de bondade…” (CS p. 119) E, mais um gran finale em tom profético de Eddy: “ A substância, a Vida, a inteligência, a Verdade e o Amor que constituem a Divindade são refletidos por Sua criação; e quando subordinarmos o falso testemunho dos sentidos corpóreos às verdades que a Ciência apresenta, veremos essa semelhança e esse reflexo verdadeiros em toda parte.” (CS p. 516)

4-     Como sempre, há uma seção inteira dedicada a um relato do Guia e Mestre Cristão: Cristo Jesus! O que é algo natural para quem é o “único Modelo” da Ciência Cristã. Desta vez, é a cura do jovem lunático – poderia seria um sintoma do que hoje é chamado de bipolaridade – que os discípulos não conseguiram curar. Essa seção explica em profundidade o que houve e como Jesus conseguiu curá-lo em instantes pela aplicação da lei divina do bem e da harmonia!

No meu olhar a síntese desta seção está em duas dicas da “Ciência da Vida” ou “Ciência divina” – termos definidos por Eddy – este são: “Não temais!” e,  depois, ao explicar que um simples grão de fé seria suficiente para transportar montanhas, Jesus concluiu: “Nada vos será impossível.” (Mateus 17) Na oração mental e científica, como a Ciência Cristã ensina-nos, começamos sempre por Deus, como Jesus ensina na Oração do Senhor: “Venha o Teu Reino…” Nesta seção da lição está uma dica da “Ciência da Vida”, bem curtinha, dada por Eddy: “Começar certo é acabar certo.” (CS 262)

5-     Temos a alentadora história da multiplicação dos pães e dos peixes (Mateus 14: 14-21) – que alento espiritual perfeito para momentos de crise econômica! A seção do Pastor da Ciência Cristã – A Bíblia & Ciência e Saúde – finaliza com mais um tom profético de Eddy:

“À medida que os mortais conseguirem conceitos mais corretos acerca de Deus e do homem, inumeráveis objetos da criação, que antes eram invisíveis, tornar-se-ão visíveis. Quando nos compenetrarmos de a Vida é Espírito e nunca está na matéria nem é da matéria, essa compreensão se expandirá até a sua autocompletação achando tudo em Deus, o bem, sem necessitar de nenhuma outra consciência.” (CS p.264)

Hoje, os cientistas pesquisadores afirmam que a ciência está deixando de elencar princípios para ser uma investigadoras de causas científicas. Ao traduzir o conceito mais elevado que Eddy havia pesquisado, na Bíblia, sobre Jesus, quando ela investigou a habilidade do divino Mestre de contemplar a “causa espiritual” de todas as coisas – pois Eddy foi também uma pesquisadora científica de métodos de saúde – ela então escreveu a frase memorável que está na lição: “Jesus de Nazaré foi o homem mais científico que já palmilhou a terra. Ele penetrava por baixo da superfície material das coisas e encontrava a causa espiritual.”

6-     Esta seção oferece a clássica verdade: “O Senhor é fiel…” (Salmos 145: 13) E outras citações que apresentam um perfil espiritual revolucionário de Deus infinito, tais como (Jó 12: 10) “Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.”

Compreender que Deus é fiel ao bem de Seus filhos amados, é um alento espiritual poderoso, e, reconhecer que tal fidelidade é refletida em Seus filhos é uma força curativa e salvadora e fonte de estabilidade no buscar pensar e agir como Jesus agia, a qual está exposta na seguinte citação da lição:

“Todas as criaturas de Deus, que se movem na harmonia da Ciência, são inofensivas, úteis, indestrutíveis. A compenetração dessa grande verdade foi uma fonte de força para os antigos profetas. Coadjuva a cura cristã, e habilita aquele que possui tal compenetração a emular o exemplo de Jesus.” (CS 514)

Então é isto aí, foi só uma simples palhinha do universo de aprendizado prático para a vida, os quais habilitam-nos a ser coadjuvantes da cura completa oriunda da Vida, da Verdade e do Amor – O Ator universal e principal – ou seja, ser atores sociais coadjuvantes que têm a grata satisfação de achar e reconhecer o caminho do Cristo, na espiritualidade aberta e prática que agrega qualidade de vida e bem-estar!

(*) © LIVRETE TRIMESTRAL DA CIÊNCIA CRISTÃ – A Lição Bíblica da Ciência Cristã é disponibilizada no Livrete Trimestral que é publicado pela Sociedade Editora da Ciência Cristã – The Christian Science Publishing Society, Boston, MA, EUA. Ele está a sua disposição nas Salas de Leitura da Ciência Cristã ou através do portal: Spirituality.com   | Mais detalhes sobre Christian Science Bible Lesson
Anúncios

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Galeria | Esta entrada foi publicada em LIÇÃO BÍBLICA DA CIÊNCIA CRISTÃ, LIÇÃO BÍBLICA EM MP3, LIVRETE TRIMESTRAL CIÊNCIA CRISTÃ com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s