O jaleco tocando a espiritualidade! Resenha sobre o I fórum Espiritualidade e Saúde

Compartilhado por Jackson Guterres – porta-voz da Ciência Cristã para o Brasil.

O primeiro fórum de Espiritualidade e Saúde realizado no Dia do Médico, inicialmente, foi concebido como um evento de capacitação para o público interno do Hospital das Clínicas de Porto Alegre – HCPA – os funcionários do hospital universitário de referência. Mas houve grande interesse e uma demanda social para que fosse aberto à participação do público externo, basicamente profissionais da saúde e estudantes acadêmicos de medicina e enfermagem, além de religiosos e público em geral e o evento foi aberto! Gratíssimo!

Memorável evento! No meu olhar foi um abençoado presente do HCPA alusivo a este dia especial e como parte das celebrações dos seus 40 anos de prestação de serviços de saúde à comunidade.

O resultado foi um auditório de 313 lugares praticamente lotado! Agradeço ao Programa de Gestão da Qualidade e da Informação em Saúde (QUALIS), demais organizadores e participantes deste evento pela especial gentileza de abrir a participação pública, acenando que este será a primeira edição de um continuado processo de construção coletiva e colaborativa que consolida um dos paradigmas emergentes da medicina social: saúde = comunicação.

O que será que diferentes olhares sobre a espiritualidade: budismo, catolicismo, espiritismo, luteranismo e religião de matriz afro, com a moderação do pesquisador e Prof. José Roberto Goldim – do Comitê de Bioética do HCPA, estariam presente numa mesma mesa?

Estive presente no fórum e registrei no notebook as ideias que soaram mais interessantes com o intuito de compartilhar neste espaço com tod@s. Como são muitos insights de incomensurável valor, para não deixar muito longo o texto, a ideia é ir socializando a informação aos poucos, pode ser!?

A primeira ponderação feita por um dos apresentadores do evento foi de que a “espiritualidade existe desde que apareceu o primeiro ser humano no planeta” – essa frase tem um oceano de significações, um deles é corroborar a nova luz sobre o fato de que a espiritualidade é um elemento inerente e inato a todo o ser. Reforça também o senso de que ela está desvinculada de uma única religião!

Contemplar toda aquela audiência matizada de muitas cores, jalecos brancos, profissionais experientes, aprendizes e residentes dominando a cena foi uma felicidade. Apertar a mão dos religiosos e organizadores e de alguns pioneiros na área da espiritualidade como a Enfermeira e Especialista em Espiritualidade no cuidado, Marta Goes, idealizadora da 1ª palestra intinerante, de grande sucesso: “A espiritualidade no cuidado do paciente” oportunizado pelo COREN-RS (Conselho Regional de Enfermagem) foi um agradável ganho espiritual, o qual foi emitido certificado de participação para mim e duas integrantes da então Diretoria da Primeira Igreja de Cristo, Cientista – uma igreja filial da Ciência Cristã em Porto Alegre. Mais detalhes deste curso inovador e pioneiro:Portal local do COREN-RS

Ainda na abertura foi comunicada, dentro do contexto do processo de construção coletiva e colaborativa do HCPA, dos esforços da bioética e na linha da certificação de qualidade do The Joint Comission, a criação do Núcleo de Estudos Interdisciplinar de Saúde e Espiritualidade – NEISE. Congratulações por mais esta iniciativa pioneira!

A primeira intervenção foi de Dom Dadeus Grings,  Arcebispo de Porto Alegre, que iniciou convidando-nos para uma reflexão na área do cuidado do paciente com base na parábola apresentada por Cristo Jesus, do Bom Samaritano, que está no evangelho de São Lucas – indicativos históricos revelam ter sido Lucas um médico – que pode ser lida na Bíblia em Lucas 10: 25-37

Proponho parar por aqui e continuar no próximo post pode ser? Assim não ficará muito logo o texto… grato pelo interesse e sigamos vivenciando a espiritualidade que cada um tem dentro de si mesmo, colhendo os bons frutos desta escolha na harmonia de nosso cotidiano! Obs: O desenho ao lado, encontrei na Internet, clique nele e poderá ser impresso para as crianças divertirem-se pintado-o!

Mais informações atualizadas sobre a Ciência Cristã visite o novo Portal Oficial Global da Ciência Cristã – com conteúdo multimídia em português.

Anúncios

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Galeria | Esta entrada foi publicada em I FÓRUM ESPIRITUALIDADE E SAÚDE EM PORTO ALEGRE, Sem categoria com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s