Dia dos Avós – um dia de gratidão e consciência social

Dia dos Avós – um dia de gratidão e consciência social | Publicado em 26/07/2011 por compubbrasil

Na infância, fui criado sob a atenção, carinho e disciplina de minha avó materna, vó Adelina. Minha mãe era servidora pública e trabalhava durante todo o dia.

Vó Adelina amava a Bíblia e gostava que eu lesse a Bíblia para ela. Ela gostava de ir a igreja e era dada a oração. Ela tinha uma certeza interior de que confiar em Deus é sempre a melhor opção e solução para os desafios da vida.  Ela era de uma geração que casava muito cedo e teve 13 filhos, mas separou-se do marido que lhe agredia após as bebedeiras. Criou todos os filhos, num esforço por mantê-los unidos na fé em Deus e todos lhe devotavam um respeito por sua coragem, espírito de luta e fé em Deus.

Nos anos finais de sua vida, ela foi morar com uma outra de suas filhas noutra cidade e lembro de ter gravado para ela uma fita K-7 com os versículos da Bíblia que ela mais gostava e dei de presente a ela um gravador para que ela pudesse escutar a vontade – ela amou o presente. Quando ela passou estava viajando em outro estado realizando um curso e não pude presenciar seus momento finais, mas todas as qualidades divinas que ela expressava, seu espírito de luta, sua espiritualidade prática e alegrias foram uma preciosa herança espiritual para todos os familiares.

Hoje quando celebramos o Dia dos Avós, cabe um reflexão sobre a “velhice ativa!” O doutor em saúde pública Alexandre Kalache, fundador do Departamento de Epidemiologia do Envelhecimento da London School of Hygiene and Tropical Medicine e consultor sênior da Academia de Medicina de Nova York, foi responsável durante 12 anos por programas de envelhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) ele chamou a atenção numa entrevista ao jornal O Globo, em 2008, para um dado interessante: “Em menos de 20 anos, o Brasil terá 18 milhões de idosos. Em 2025 serão 32 milhões.” O aumento da expectativa da vida da população para perto de 75 anos é um fenômeno social brasileiro que abre janelas de novas oportunidades e exige novas estratégias, políticas e atenção tanto dos profissionais de saúde, urbanistas, como das famílias e da sociedade como um todo.

O Dr. Kalache, da foto ao lado, foi o entrevistado deste domingo no programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes de TV, em suas considerações finais ele defende a tese da velhice ativa embasada em 4 pilares: cuidados com a saúde, participação social, educação continuada e segurança.

A economista e demógrafa, Ana Amélia Camarano do IPEA (Instituto de Pequisas Econômica Aplicada), especialista em envelhecimento, afirmou numa participação no programa que:  viver muito é a maior conquista social da segunda metade do século vinte; que o idoso hoje no Brasil, representa 11% da população, é hoje o principal provedor em 25% dos lares brasileiros. São fatos novos que revelam a necessidade de um remodelamento urbanístico e uma nova consciência social em relação ao valor e respeito aos idosos.

Abaixo disponibilizamos o link para quem desejar assistir a Parte 3 do programa Canal Livre, de 13 min.

Busca pela longevidade – Parte III – Canal Livre Rede BAND, 24 de Julho de 2011.

Especialista em terceira idade, Alexandre Kalache defende envelhecimento ativo. Jornal O Globo – Saúde – 28/7/2008

Anúncios

Sobre Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS

A Primeira Igreja de Cristo, Cientista Porto Alegre-RS, Brasil, foi fundada em 1957. Tendo sido iniciada décadas antes como um Grupo Informal e mais tarde, uma Sociedade de Ciência Cristã. Ela foi fundada por famílias de alemães, dentre as quais: Schmidt, Holderbaum, Trentini, Bopp, Mutzberg, Young, Klein, Hamman, Knor, Bier, Beier, Wendt, Völker, Fhurmeister, Heckrath, etc... Conheça mais sobre a historicidade no Arquivo Histórico Digital da Ciência Cristã no Brasil: http://sites.google.com/site/arquivocienciacrista/
Galeria | Esta entrada foi publicada em CELEBRAÇÃO DO DIA, DIA DOS AVÓS com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s